Formas de Tratamento

Por ser uma doença crônica (que não tem cura) há diversas opções para que o dependente se recupere do seu vício. Estes métodos podem ser adotados mutuamente. O usuário, de acordo com sua autonomia na doença, pode até escolher o tratamento que achar, pessoalmente, mais eficaz ou o que ele mais se identificar.
O tratamento mais conhecido se dá por ingestão de remédios, mas este processo não pode ser desvinculado de um acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O método funciona com consultas com uma equipe multidisciplinar acompanhado do apoio da família para que haja a clareza e discussão do tratamento para que haja o estímulo para combater o vício.
crédito: Bruna Serur
A maioria dos tratamentos seguem o principio de que é necessária a abstinência total do álcool mas existem tratamentos que estimulam uma redução gradativa do consumo. 
Existem também os grupos de auto-ajuda (o mais conhecido é o AA - Alcoólicos Anônimos) que funcionam com o programa de 12 passos, além de reuniões periódicas com pessoas que compartilham os problemas que envolvem a recuperação. Esses grupos acabam, por conseqüência, deixando o alcoolista mais à vontade para falar o que sente sobre a situação na qual se encontra, aceitando a doença que possui.
crédito: Bruna Serur
O conceito de recuperação do alcoolismo funciona com a desintoxicação, que por conseqüência trata os efeitos físicos do álcool, mas que não garantem que o usuário não tenha recaídas e com o recurso que previne a recaída: o tratamento psicológico com terapias em grupo, psicoterapias... Ambos são essenciais para a recuperação do vício.
O mais importante de todos os tratamentos é que o usuário pode sentir que está se recuperando, mas também tem a consciência plena de que as recaídas existem e podem acontecer. Portanto é de extrema necessidade que todos os tratamentos que fez possam ser recorridos posteriormente. Nos casos dos grupos de auto-ajuda, por exemplo, esta pessoa que está voltando ao ambiente deve se sentir familiarizada com a situação, o que pode ajudar em uma recuperação mais rápida e fazer com que esta pessoa se sinta mais à vontade, assim deve ser nos CAPS, terapias em grupo e todas as outras formas.




0 comentários:

Postar um comentário